Imagem de: Como cancelar spams de operadoras de celular

 

É bastante inconveniente aquele momento em que vamos verificar as notificações no nosso celular, apenas para descobrir que não é uma mensagem aguardada, uma ligação importante ou algo de real interesse. É, na verdade, uma mensagem publicitária. Quando enviado pela operadora, esse tipo de conteúdo pode ser especialmente irritante, mas existe uma maneira muito fácil de bloquear e se livrar do incômodo.

Segundo a Anatel, a prestadora não poderia sequer enviar essas mensagens sem o nosso consentimento. De qualquer maneira, seu site oficial informa que o cancelamento pode ser feito pelo consumidor a qualquer momento. A resolução que determina essa informação é de 2014 e pode ser acessada aqui.

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Para cancelar o envio de mensagens publicitárias da operadora, é muito simples e rápido. Confira os passos a seguir:

1. Verifique o número correspondente à sua operadora. Cada uma delas terá um número para que o cancelamento seja efetuado. No caso da Claro, o número é “888”, o da operadora Oi é “55555”, já o da TIM é “4112”, e o da Vivo é “457”. No caso da Nextel, é necessário entrar em contato com o atendimento mesmo.

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2. Em seguida, mande uma SMS com a palavra “Sair” para o número que você selecionou e, então, é só aguardar uma resposta. Fazendo o teste para o número da operadora TIM, a resposta veio instantaneamente. Fui informada, como consta na imagem, de que a partir deste momento não receberei mais mensagens publicitárias. O limite oficial é de 24h para o seu número ser eliminado da listagem.

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3. Em caso de problemas para cancelar esse envio de mensagens spam, também é possível fazer uma reclamação formal no órgão responsável por regular as telecomunicações. Para isso, é necessário fazer o login do site da Anatel (clique aqui). Se não tiver dados para o login, é só clicar em "Ainda não sou cadastrado". Depois de acessar na plataforma, será possível fazer uma reclamação, pedir informações específicas, dar alguma sugestão ou até fazer uma denúncia.

O prazo de atender uma reclamação será de cinco dias úteis. As operadoras são obrigadas a responder, independentemente de qual for a resolução, lembrando que, caso a prestadora não respeite o seu desejo de não receber as mensagens, ela será multada.



Lørdag, Mai 16, 2020

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